top of page

Músculos abdominais fortalecidos e tonificados também ajudam a proteger a coluna

 

Antes de adotar um plano de treino, entretanto, é importante passar por uma avaliação física e obter orientação adequada de um professor de Educação Física sobre a forma correta de realizar os movimentos.

 

Pessoas já sofrem de dores crónicas ou têm alguma patologia já diagnosticada na coluna, assim como qualquer problema osteomuscular, devem consultar um ortopedista para saber se há alguma restrição para os treinos.
A escoliose pode afetar o indivíduo em qualquer fase da vida e apresentar um desenvolvimento lento e gradual.

 

Porém, sem o tratamento adequado, o quadro tende a trazer significativas alterações estéticas e funcionais da estrutura óssea, além da possibilidade de causar dor e de prejudicar o funcionamento de alguns órgãos internos.

 

Ao notar indícios desse desvio, o paciente deve ser avaliado por um ortopedista o mais brevemente possível.

 

Panquecas integrais recheadas com frango

 

Ingredientes

 

Massa
1 chávena de água morna
1 colher de chá de azeite
4 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa de farinha integral
1 ovo inteiro
Sal a gosto

 

Receio
250g de peito de frango desfiado
1 cebola picada
1 tomate picado
1 colher de café de salsa
Sal a gosto

 

Preparação

 

Massa
Bata todos os ingredientes no liquificador
Faça as panquecas numa frigideira antiaderente

Reserve

 

Recheio
Grelhe frango e desfie
Junte os restantes ingredientes do recheio
Recheie as panquecas e enrole

 

Nota: Pode acrescentar um pouco de molho de tomate e queijo ralado

 

Conheça outras receitas na pagina da nossa nutricionista Márcia Freitas, e não perca tempo marque já a sua consulta!

 

Psicologia infantil e juvenil

 

Em muitos casos, a razão para busca por tratamento vem da parte da família, então a abordagem e primeiro contato com os adolescentes é vital para criar um clima de confiança que permite o jovem desdobrar o mais naturalmente possível.

 

A primeira sessão da família é importante porque esclarece todas as dúvidas que tanto a família como o adolescente possam ter em relação ao desenvolvimento da terapia.

 

Também durante esse processo terapêutico o sigilo é garantido para otimizar os resultados da terapia. No entanto, também pode existir limites acordados entre a família e ser relatados quanto exista um risco para a vida do jovem (por exemplo, depressão grave com risco de suicídio, transtornos alimentares ameaça a integridade da pessoa ...), deve imediatamente informar a família em uma sessão de emergência. Todas estas variantes, que dependem e variam em cada caso, são acordadas na primeira reunião para garantir a tranquilidade de todos os membros da família.

 

O principal objetivo da terapia com adolescentes e jovens é proporcionar-lhes um espaço seguro onde eles podem expressar-se livremente para otimizar recursos, melhorar as relações familiares e orientá-lo neste importante momento da vida.

 

Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta com a nossa psicóloga.

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

Os seus filhos já estão de Regresso às Aulas!!

 

Ao longo deste ano lectivo na CME poderá usufruir de consutas para os seus filhos de Terapia da Fala, Psicomotricidade, Fisioterapia, Cinesioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia com descontos para si de 50% até 75%. Agende já a sua!

 

Para mais informações e/ ou marcações contacte-nos por mensagem privada, por email: direcao.cme@gmail.com ou por telefone através do 291 602 539 | 967 024 680

 

Quer ser um melhor corredor? Caminhe

 

A investigação sugere que as caminhadas trazem múltiplos benefícios para a saúde mas, como destaca o Huffington Post, também há provas de que caminhar pode até melhorar a performance numa corrida. E este método não é só para iniciantes. Eis alguns motivos para abrandar a corrida.  

 

    Caminhar não lhe ‘estraga’ os tempos. Contrariamente à crença popular, um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport sugere que os corredores que faziam pausas de 60 segundos a caminhar tinham tempos semelhantes aos que corriam o tempo todo sem fazer pausas.  

 

    Ajuda-o a tornar-se um corredor mais forte. Caminhar pode ajudar a fortalecer os músculos e a melhorar a resistência, como destaca o Runner’s World. Se não quer interromper a sua corrida para caminhar tente trocar um dia de corrida pela caminhada.    

 

   Facilita a recuperação. Uma caminhada a meio de uma semana de corridas vai ajudar o seu corpo e recuperar e a preservar a sua energia. Além disso previne a fadiga muscular, para que consiga correr nos restantes dias sem problemas. 

TERAPIA OCUPACIONAL

 

      Pessoas que apresentam problemas que dificultam o desenvolvimento de suas atividades diárias e, consequentemente, estão incapacitadas de atingir seus objetivos de vida, cumprir seus papéis sociais e participar inteiramente da vida podem se beneficiar dos serviços da terapia ocupacional.

 

     Terapia ocupacional é a arte e a ciência de ajudar pessoas a realizar as atividades diárias que são importantes para elas, apesar da debilidade, incapacidade ou deficiências. Os serviços de terapia ocupacional incluem avaliação e tratamento. A avaliação em terapia ocupacional é o processo de determinação de como os problemas físicos ou psicológicos dos pacientes estão interferindo na sua competência nas áreas de desempenho ocupacional. A avaliação da terapia ocupacional também fornece uma idéia dos componentes de desempenho afetados pelo diagnóstico clínico ou psiquiátrico do paciente. Terapeutas ocupacionais usam uma variedade de métodos e instrumentos durante uma avaliação.

 

      Fundamentalmente, o tratamento na terapia ocupacional tem como objetivo melhorar as habilidades dos pacientes no desempenho das atividades de performance ocupacional importantes para eles. Terapeutas podem fazer uma diversidade de coisas no tratamento, desde o desenho e desenvolvimento de uma tala até a coordenação de um grupo de controle de stress.

 

Estudo: lesões graves propiciam surgimento de doenças mentais

 

Um estudo realizado pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) apurou que as lesões graves são uma da causas que contribuem para o aparecimento de perturbações mentais em futebolistas profissionais, havendo uma maior incidência para a depressão e ansiedade.

Já pensou como a sua alimentação pode influenciar a sua fala?

 

      O Terapeuta da Fala pode intervir desde os primeiros dias de vida até à terceira idade. É responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico de várias áreas: Comunicação, Linguagem, Articulação, Voz, Disfluência (gaguez), Deglutição (ato de engolir), Motricidade Orofacial (funções e estruturas da face e boca) e, ainda, Leitura e Escrita.

 

      As estruturas da face desempenham funções importantíssimas como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Deste modo, se o desenvolvimento das mesmas ocorrer de forma equilibrada, ao logo da infância, estaremos perante um desenvolvimento normal. Contudo, se a estimulação destas funções for inadequada, poderão surgir disfunções ou alterações que necessitem de avaliação e intervenção terapêutica.

 

     A Terapia da Fala encontra-se intimamente ligada com a Alimentação. Não exactamente com o que se come mas como se come e suas interacções.

Aconselha-se assim uma alimentação variada, relativamente às consistências alimentares, pois desse modo a musculatura será beneficiada prevenindo as demais alterações.


      Salienta-se também a importância de uma boa hidratação que, além de todos os benefícios da água conhecidos, estes são fundamentais para manter a hidratação das cordas vocais (laringe), proporcionando boa qualidade vocal.

 

       Desta forma, a Terapia da Fala tem como meta terapêutica a melhoria da qualidade de vida dos utentes nas mais várias áreas de intervenção. Privilegia-se a interacção, articulação e partilha com outros profissionais (Médicos e Técnicos de Saúde, Professores e Educadores de Infância) intervenientes no processo de cada utente.

 

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

Os benefícios da caminhada

 

    Vários especialistas afirmam que andar tem diversos benefícios e muitas vantagens também na reabilitação. Caminhara é a melhor forma para reforçar o estado muscular nas pessoas sedentárias ou com lesões articulares. Irá favorecer a condição física reforçando músculos e articulações.

 

     A caminhada é recomendada à população em geral e mais especificamente a todos aqueles que se encontram fora dos padrões de referência segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) relativamente às variáveis IMC (Índice Massa Corporal), percentagem de massa adiposa, HTA (Hipertensão Arterial) e dislipidémia (Colesterol).

 

     Quando comparada com a corrida, a grande diferença reside na carga dinâmica exercida sobre os apoios (membros inferiores) que, de forma secundária, se irá manifestar ao nível das principais articulações corporais (tíbio-társica, femoro-tibial, coxo-femoral, coluna). Devido à inexistência de tempo de voo resultante da técnica de caminhar (diferente da técnica de corrida na qual o indivíduo tem uma fase aérea em que se encontra suspenso no ar), as forças de impacto são bastantes inferiores e consequentemente os efeitos secundários negativos, daí resultantes, serão mais reduzidos.

 

     No que diz respeito à intensidade da caminhada, deverá aumentar progressivamente até chegarmos a uma velocidade na qual nos sentimos mais confortáveis a correr, de forma lenta, do que a caminhar, de forma rápida. Nesta altura, o indivíduo poderá optar por intercalar intervalos de tempo nos quais se desloca em passo de corrida (lenta) e de caminhada vigorosa. De salientar que a velocidade será exatamente a mesma só variando a forma como a desenvolvemos (caminhar ou correr).

 

Idosos + Fisioterapia = Saúde

Envelhecer é inevitável. Mas é possível fazer com que a passagem do tempo não comprometa a saúde e o bem-estar.
A fisioterapia, técnica que utiliza a aplicação de agentes físicos e mecânicos (como massagens, exercícios, águas, luz, calor, eletricidade), no tratamento das doenças, tem um papel muito importante nos cuidados com a saúde desse grupo. O fisioterapeuta é um profissional responsável pelo diagnóstico, prevenção, recuperação e tratamento das disfunções do organismo humano, causadas por má formação genética, acidentes ou posturas incorretas no dia a dia.

 

Envelheça bem, marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Fisioterapia Respiratória

 

É necessária quando a criança sofre de:

- Bronquiolite;
- Bronquite;
- Pneumonia;
- Infecções Respiratórias;
- Renite alergica, sinusite;
- Asma Brônquica;
- Fibrose quística.

 

Benefícios:

-Evita infecções pulmonares;
-Diminui o número de idas hospitalares e internamentos;
-Facilita a saída das secreções, melhorando assim a ventilação, a nutrição e o descanso infantil;
-Melhora os níveis de oxigénio no sangue;

 

Psicologia – psicoterapia, psicopedagogia, consultadoria e aconselhamento psicológico

 

Áreas de intervenção:

- Avaliação psicológica e psicopedagógica;
- Prevenção e remediação de problemas;
- Intervenção precoce;
- Desporto e atividade física;
- Orientação escolar; competências de estudo; treino da atenção/concentração;
- Orientação vocacional;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Problemas de comportamento;
- Perturbações de desenvolvimento;
- Alterações alimentares e de sono;
- Ansiedade e depressão;
- Medos e fobias;

 

Procure um Terapeuta da Fala quando a criança ou adulto...

- Não interage, nem brinca com outras crianças ou adultos;

 

- Não fala ou começou a falar tardiamente;

 

-Tem dificuldade em articular determinado(s) som(ns) ao falar;

 

- Parece não ouvir;

 

- Tem dificuldade a ler e/ou escrever;

 

- Apresenta erros na escrita, como trocar F por V, P por B, ou outros;

 

- Está na idade pré escolar e gagueja por um período superior a 6 meses;

 

- Fica rouco(a) com muita facilidade e/ou frequência (apresentando uma voz diferente);

 

- Não compreende o que lhe é dito;

 

- Usa apenas partes das palavras;

Utiliza muitas vezes a expressão ”aquela coisa” ou “aquilo sabes que serve para…”;

 

- Com três anos não faz frases percetíveis;

 

- Respira pela boca, ressona e/ou baba ao dormir;

 

- Tem dificuldades na alimentação como: recusa determinados alimentos; engasga-se com frequência; demora muito tempo a mastigar; perde alimento enquanto mastiga; acumula alimento nas bochechas; apresenta dor ao engolir…;

 

- Está/Sente-se rouco com muita facilidade/frequência;

 

- Sente a sua garganta áspera ou seca;

 

- Fica sem voz, ou com voz “cansada” com frequência;

 

- Considera que gagueja;

 

- Tem dificuldade em articular algumas palavras/frases?

 

- Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito?

 

- Tem dificuldade em fazer-se compreender?

 

- Tem dificuldade em lembrar-se do nome de pessoas, objetos, alimentos, etc...?

 

- Tem dificuldades na alimentação: engasga-se com frequência; demora muito tempo a mastigar; perde alimento enquanto mastiga; acumula alimento nas bochechas; apresenta dor ao engolir, pigarreio ou tosse antes/durante/após as refeições…;

 

- Pós acidente vascular cerebral ou lesões cerebrais similares, apresenta assimetria facial, diminuição da força num dos lados da face com repercussões no desempenho motor para a mastigação ou nas características inerentes à mimica facial;

 

Se tem dúvidas procure um terapeuta da fala!

Atenção Professores e Educadores! 10 sinais de que o seu aluno necessita de Terapia Ocupacional!

 

1- A criança passa o tempo do recreio a observar as outras crianças a brincar, raramente utiliza os equipamentos (baloiço, escorrega) sozinha;

 

2- Tem uma pobre postura na posição de sentado à mesa ou em situações sem apoio como sentar no chão;

 

3- A criança parece não gostar de estar muito perto dos colegas, irrita-se com o toque dos outros, mas pode ela própria frequentemente mexer em objetos;

 

4- Escolhe sempre a mesma brincadeira ou jogo e evita aprender novas atividades motoras ou jogos;

 

5- A criança tem dificuldade em manipular objetos pequenos, em usar a tesoura, em fazer uma preensão do lápis adequada ou cansa-se facilmente durante tarefas de motricidade fina;

 

6- Parece ter mais dificuldades que os outros colegas em vestir o seu casaco, calçar e atar os sapatos, abotoar botões;

 

7- A criança tem dificuldades em montar puzzles ou mesmo até em encontrar um objecto especifico na sala;

 

8- Frequentemente vai contra os objetos/móveis, cai no chão ou propositadamente atira-se para cima das coisas;

 

9- A criança tem mais dificuldade que os colegas em escrever no caderno, em manter a sua mesa e material arrumado e organizado e leva mais tempo a terminar as suas tarefas;

 

10- Demonstra pouca noção de perigo.

 

    Se verificar um ou mais destes comportamentos ou características nas crianças que conhece, as atividades do dia a dia podem ser mais difíceis de realizar para elas do que para os outros colegas, e irá interferir com o seu sucesso escolar. Não hesite contacte um Terapeuta Ocupacional!

 

    Na Clínica Médica do Estreito estamos prontos para ajudar!

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Acupuntura no tratamento da Ansiedade e Depressão

 

Acupuntura promove o equilibrio físico (biológico) e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, podendo ser facilmente associada a outros tipos de tratamento como o medicamentoso e psicoterapia. Durante a sessão o paciente experimenta a agradável sensação de leveza, induzida pelo estímulo dos pontos de acupuntura. 

Quando levar o seu filho a um psicólogo infantil?

 

Se está na dúvida sobre se deve levar ou não seu filho a um psicólogo infantil, confira alguns indícios de que a criança precisa de ajuda profissional:

 

- Dificuldade de interagir socialmente;
- Intolerância e agressividade;
- Agitação e falta de concentração

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido à má postura e a mochilas pesadas.

Tenha atenção ao peso que o seu filho transporta, pois isso, pode trazer problemas no futuro.

A Terapia da Fala trata adultos?

    Existe a ideia de que só as crianças precisam de ajuda de um Terapeuta da Fala,  isso é um mito. Essa ideia resulta, em parte, da designação da própria profissão, na medida em que “terapia da fala” é imediatamente designada como “terapia para crianças que não sabem, não conseguem ou têm dificuldades em falar”.

    No entanto, a terapia da fala é uma área bastante abrangente, podendo ajudar bebés, crianças, adultos e idosos com dificuldades nas áreas da comunicação, linguagem, fala, voz, deglutição, alimentação, motricidade e sensibilidade orofacial.

    Particularmente nos adultos existem perturbações que originam dificuldades na comunicação, nomeadamente as afasias, disartrias e apraxias, resultantes de lesões adquiridas no sistema nervoso central e periférico, como por exemplo acidentes vasculares cerebrais, tumores, traumatismos crânio-encefálico ou doenças degenerativas. Infelizmente, este tipo de dificuldades é muito comum na população adulta e idosa, sendo indispensável a intervenção por parte de um Terapeuta da Fala.

    Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta com os nossos especialistas.

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com
 

Tem sentido dores nos músculos e articulações?

Procure um fisioterapeuta, a maioria dos problemas podem ser tratados ou terá um alívio dos sintomas.

Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta.

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Quem pode se beneficiar da Terapia Ocupacional?

O tratamento de Terapia Ocupacional abrange todas as faixas etárias do desenvolvimento humano. Qualquer pessoa que possua alteração no envolvimento e na participação em uma área de ocupação (atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, educação, trabalho, brincar, lazer ou interação social) é elegível para o tratamento terapêutico ocupacional.

 

Normalmente, pessoas com determinadas patologias são encaminhadas ao terapeuta ocupacional, são elas:

 

- Acidente Vascular Encefálico ou “Derrame” (AVE)
- Traumas e Lesões dos Membros Superiores
- Parkinson
- Alzheimer / Demências em geral
- Mal formação congénitas
- Queimaduras
- Lesão Medular
- Amputação de Membros Superiores
- Doenças Neuromusculares
- Trauma Crânio-Encefálico (TCE)
- Paralisia Cerebral
- Paralisia Obstétrica
- Espinha bífida aberta

 

Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta com a nossa especialista.

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Entenda a importância da fisioterapia respiratória

O inverno faz aumentar casos de doenças nas vias aéreas de crianças. A fisioterapia respiratória é um dos tratamentos mais eficazes contra doenças que atingem o sistema respiratório e provocam falta de ar, fadiga e tosse seca ou com secreção. A prática auxilia na circulação de ar nos pulmões e é ideal para bebês e crianças, que têm maior dificuldade para liberar as secreções acumuladas nas vias respiratórias.

 

O tratamento é feito por meio de exercícios que auxiliam na rápida eliminação de secreções, evitando desconforto respiratório e possíveis crises pulmonares, além de ser boa indicação preventiva para evitar possíveis complicações respiratórias.

 

Bebês prematuros e crianças de um e dois anos são os mais propícios a contrair a bronquiolite, uma infecção causada por várias classes de vírus, o que a torna extremamente contagiosa.

 

Outra doença comum nessa faixa etária é a pneumonia infantil, infecção que inflama os pulmões causando aumento de secreções mucosas. A respiração torna-se rápida ou difícil e a criança pode ter febre, dor no peito e muita tosse. Existem diferentes tipos de pneumonia viral ou bacteriana em crianças. A mais comum é a bacteriana.

 

Cuide da saúde do seu bebé com a ajuda dos nossos fisioterapeutas.


Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta com os nossos especialistas.

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Quando procurar um psicólogo?

Muitas pessoas se questionam em relação a quando procurar um psicólogo e começar a fazer terapia. Às vezes, levam tanto tempo ponderando ou evitando tomar essa decisão, que acabam por chegar aos consultórios já muito comprometidas por seus problemas.

 

Para facilitar a compreensão desta questão veja 3 pontos fundamentais a serem considerados por quem ainda não sabe se deve ou não procurar um psicólogo.

 

1. Prejuízo em uma ou mais áreas da vida

 

Diariamente, temos que lidar com várias questões decorrentes das mais diversas áreas da vida: família, trabalho/estudos, finanças, amigos, amor/relacionamentos, lazer... Se algo está impedindo que atinja suas metas ou realize suas atividades da forma planejada, pode ser importante buscar por ajuda profissional.

 

2. Ouvir o que os outros têm a dizer sobre si

 

Às vezes, fechamos os olhos para nossos problemas e dificuldades, e continuamos levando a vida como estamos acostumados. Apesar de tendermos a manter nossos padrões de pensamento e de comportamento, nossos familiares e amigos mais chegados podem captar uma série de dificuldades que enfrentamos ou criamos (para nós mesmos ou para os outros) no dia a dia.


Ouvir o que essas pessoas de confiança têm a dizer sobre nós pode ser uma boa base para começar a refletir sobre a necessidade de mudar. Procure conversar mais e entender os motivos que eles apontam para cada aspecto do que dizem.

 

3. Indicação de outros profissionais

 

A cada dia que passa é mais comum que as pessoas que procuram o psicologo já terem procurado outro profissional anteriormente. Pessoas com crises de pânico, por exemplo, tendem a buscar por clínicos gerais e cardiologistas, mas nem sempre somente a medicação é o caminho para uma mudança duradoura na qualidade de vida das pessoas. Escolas e professores também costumam alertar os pais sobre dificuldades cotidianas e comportamentos problemáticos dos alunos.

 

Ao receber uma indicação, procure um psicólogo para uma avaliação. Na dúvida, vale a pena ouvir o que o profissional tem a dizer o seu estado. Na primeira sessão, a ideia é passar para ele o que está lhe acontecendo e ouvir qual a proposta de trabalho que ele oferece para o seu caso. Depois tem toda a liberdade de aderir ao tratamento ou não.

 

Na Clínica Médica do Estreito (CME) estamos prontos para ajudar! Marque já uma consulta com os nossos especialistas.

 

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Bolachas de frutos secos e sementes

 

Se tem problemas com a sua alimentação, marque já uma consulta com a nossa nutricionista. Estamos prontos para ajudar!


291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

Terapia Ocupacional ajuda na reabilitação de AVC

O AVC pode causar paralisia, temporária ou permanente, de um lado do corpo. Pode afetar o equilíbrio, a visão, a memoria, a fala e outras funções cognitivas. Por isto, as pessoas que sofreram um AVC podem ter dificuldades em realizar as suas atividades diárias como tomar banho, vestir-se, comer e fazer tarefas domesticas.

 

O terapeuta ocupacional intervém a nível dos desafios físicos e cognitivos resultantes do AVC, de forma a que pessoa seja capaz de fazer as coisas que quer e precisa fazer!

 

- Treino de atividades de vida diária;
- Reabilitação e manutenção de competências motoras e cognitivas;
- Partilha de estratégias com cliente e família;
- Avaliação e adaptação de tarefas e contexto;
- Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio;

Quando uma criança começa a andar, ela automaticamente começa a aprender coisas novas regularmente. Andar, chutar, jogar, pular, falar e brincar, tudo faz parte da transição de bebé para criança.
Cada criança tem seu tempo de aprendizado, mas há alguns alertas para ficar de olho durante esse crescimento do seu filho.

 

Regressão

 

Quando uma criança aprende coisas novas, ela não deve regredir. Se esse for o caso, preste atenção em mais sintomas pois pode ser um sinal de uma doença como por exemplo autismo.

 

Músculos

 

Anormalidade nos músculos em uma criança que está aprendendo a andar também pode ser sinal de doença. Ela deve ter uma massa muscular correspondente ao seu tamanho.

 

Andar

 

É esperado que uma criança na idade de 1 a 2 anos já saiba andar. A maioria começa o processo por volta dos 9 meses e aos 14 meses ela já domina a arte de andar. Há casos de crianças completamente saudáveis e normais que não andam até 17 meses de idade.

 

A fisioterapia pode ser uma boa medida para as crianças que tem pouca massa muscular ou problema de desenvolvimento muscular. Quanto mais cedo for detetado e tratado mais hipóteses terá de recuperação.

7 motivos para tomar água durante o dia

1) Melhora a digestão
A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2) Reduz o inchaço
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3) Regula a temperatura do corpo
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias.

4) Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas ocorrências mais comuns é a formação de celulite.

5) Protege de infecções
A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

6) Diminui a fome
As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.

7) Melhora a absorção dos nutrientes
A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.

 

Incontinência Urinária

A incontinência urinária trata-se da perda involuntária de urina e pode atingir crianças, mulheres e homens em qualquer idade.

 

As causas são diversas e incluem: diminuição de hormonas, partos normais, infeções ginecológicas, constipação intestinal, cirurgia para remoção da próstata, obesidade, envelhecimento, tosse crônica, gravidez, infeções urinárias frequentes, doenças neurológicas e predisposição genética que podem estar associadas à flacidez ou à atrofia dos músculos perineais. O Períneo é o conjunto de músculos que envolvem e dão sustentação aos órgãos pélvicos (bexiga, útero, vagina, intestino e ânus). Atua contra a gravidade mantendo a continência urinária e fecal, impedindo que os órgãos “caiam” (prolapso).

 

A incontinência urinária não só causa desconforto e incômodo como também pode excluir a pessoa do convívio social. As pessoas sentem-se envergonhadas, ficam deprimidas e evitam falar sobre o assunto com o médico.

 

A boa notícia é que o serviço de Fisioterapia Uroginecológica não apenas preveni a incontinência urinária, como também obtem resultados satisfatórios a partir da reeducação perineal, ou seja, atraves do fortalecimento da musculatura do core abdominal. As atividades são orientadas adequadamente por fisioterapeutas especializados.

 

Os exercícios perineais não devem ser feitos apenas quando existe uma disfunção. Todas as mulheres, inclusive as jovens, beneficiam-se dessa atividade, que atua preventivamente e evita futuros transtornos. Essa reeducação perineal não se limita apenas ao períneo, mas atua globalmente através de técnicas de postura, respiração, conscientização, relaxamento, novos hábitos e atividades da vida diária. É importante alertar que uma mulher nunca deve começar a fazer exercícios para o assoalho pélvico por conta própria, sem a avaliação, a orientação e a supervisão profissional.

Portugal está gordo: 4,5 milhões têm excesso de peso

Um milhão de obesos, 3,5 milhões de pré-obesos – o mais recente retrato da forma como os portugueses se alimentam mostra um país em que mais de metade da população adulta sofre de excesso de peso, e em que os maus hábitos alimentares começam muito cedo, consolidando-se à medida que a criança cresce.


O relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014”, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direcção-Geral da Saúde, revela hábitos ainda muito distantes do que se considera ser uma alimentação saudável. Cada português adulto tem disponíveis por dia, em média, 3963 calorias – quase o dobro do que é aconselhável (entre as 2000 e as 2500 calorias)


O consumo de carne continua a ser excessivo, assim como o de sal, ao contrário do consumo de hortícolas e fruta, abaixo do recomendado. Só no grupo dos “cereais, raízes e tubérculos” e no dos “lacticínios” é que os portugueses se aproximam do padrão alimentar recomendado. Soma-se a estes dados, um consumo insuficiente de leguminosas secas, e excessivo de óleos e gorduras.

 

Ajude a mudar estes valores por ter cuidado com a sua alimentação, se precisa de ajuda, marque já a sua consulta com a nossa nutricionista!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

RPG para sua qualidade de vida


As mãos dos fisioterapeutas RPGistas modelam o corpo humano, levando saúde globalmente, atingindo áreas muitas vezes esquecidas, corrigindo alterações, mudando padrões e trazendo não apenas mais saúde à sua vida, mas muita vida à sua saúde.

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!
 

Quando devo procurar um Terapeuta da Fala?

 

A saúde e o desenvolvimento dos nossos filhos são prioridades relevantes para os pais, desde o momento do nascimento.

 

No entanto, durante o percurso da criança, podem surgir momentos em que é necessária a procura de ajuda médica e/ou de outros profissionais de saúde, nomeadamente o terapeuta da fala, para rastrear, prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar determinados problemas ou patologias que poderão interferir no desenvolvimento da criança.

 

Neste sentido, é fundamental que os pais estejam atentos a um conjunto de sinais de alerta, a fim de que a identificação de possíveis patologias seja cada vez mais precoce, ganhando-se também tempo para fornecer o apoio específico necessário.

 

0-6 meses:

- Não reage à estimulação sonora;
- Não sorri;
- Não estabelece contacto ocular;

 

6-12 meses:

- Não diz sons;
- Não reage ao seu nome;
- Não reage a sons familiares;

 

12-18 meses:

- Não brinca;
- Não produz monossílabos;
- Não reage ao interlocutor, olhando ou sorrindo quando brincam com ele;

 

18-24 meses:

- Não compreende ordens e/ou instruções simples;
- Não diz palavras simples.

 

2-3 anos:

- Apresenta um vocabulário reduzido (inferior a 200 palavras);
- Não faz perguntas;
- Não combina duas palavras para formar uma frase;
- Recorre mais a gestos do que a palavras para comunicar;

 

3-4 anos:

- O padrão de fala é pouco inteligível;
- Não produz frases simples;
- Utiliza frequentemente palavras do tipo “isto” e/ou “coisa” em vez da designação correta;
- Tem dificuldade para compreender ordens simples, a não ser que sejam ditas de uma forma muito lenta e/ou acompanhadas por pistas visuais (gestos, apontar, olhar);

 

4-5 anos:

- Omite e/ou troca sons nas palavras;
- Tem dificuldade em iniciar ou repetir uma palavra;
- Apresenta dificuldade para contar uma história e/ou para descrever acontecimentos simples, do seu dia-a-dia;
- Tem dificuldade em cumprir instruções simples;
- Tem dificuldade em falar ou responder a questões relacionadas com o “ontem” ou o “amanhã”;

 

5-6 anos:

- Utiliza frases mal estruturadas;
- Apresenta um discurso incoerente, desorganizado e desadequado à questão que lhe foi colocada;
- Tem dificuldade para manter e explorar um determinado tópico de conversa, com princípio, meio e fim;
- Não consegue dividir as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas;
- Tem dificuldade em discriminar os sons da língua, ou seja, quando ouve “bota” e “mota”, a criança não identifica diferenças nas palavras;

 

Marque já a sua consulta! Aproveite os descontos que temos para as crianças que frequentam as creches / pré escola ou 1 ciclo do Concelho de Câmara de Lobos.
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

 

A consulta de nutrição tem como objectivo:

 

- Tratamento do excesso de peso/obesidade;
- Programas de controlo de peso;
- Tratamento do baixo peso;
- Tratamento dietético de várias doenças (diabetes mellitus, colesterol elevado, hipertensão, doenças do intestino e do estômago, cancro, doenças do comportamento alimentar, entre outras);
- Programas nutricionais para grávidas, bebés, crianças e adolescentes;
- Nutrição para desportistas;
- Orientação e aconselhamento alimentares.

 

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

Hidroterapia

 

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água em torno dos 34º, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

 

Geralmente, a hidroterapia é feita por um fisioterapeuta e é muito utilizada por gestantes e idosos porque ajuda no tratamento de:

 

- Artrite, artrose ou reumatismo;
- Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais;
- Lesões musculares;
- Dores articulares;
- Inchaço nas pernas;
- Dificuldade respiratória;
- Problemas neurológicos.

 

Benefícios da Hidroterapia

 

- Fortalecimento dos músculos;
- Alívio de dores musculares ou articulares;
- Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
- Promoção do relaxamento muscular;
- Diminuição de distúrbios do sono;
- Redução do stress e ansiedade;
- Aumento da amplitudes das articulações;
- Melhora do sistema cardio respiratório.

 

COMO CORRIGIR ALGUNS PROBLEMAS DE COLUNA

 

Sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna. A postura corporal é um dos maiores problemas de saúde nos tempos modernos.Marque já uma consulta de avalição de postura com os nossos fisioterapeutas. Estamos preparados para o(a) ajudar! 

PARALISIA FACIAL PODE SER TRATADA COM FISIOTERAPIA

 

A paralisia facial periférica ocorre quando há uma interrupção do influxo de qualquer um dos nervos faciais, ocasionando alterações motoras e sensitivas no indivíduo. Entre 62% a 93% dos casos a causa é idiopática, sendo chamada de paralisia facial de Bell. A segunda causa mais comum é a traumática, dentre outras.

 

Logo após o diagnóstico médico deve ser dado início ao tratamento, que requer acompanhamento médico. A fisioterapia vem a contribuir com a recuperação motora e sensitiva desses pacientes. Dentre os recursos utilizados encontra-se: a cinesioterapia, através de exercícios de treinamento neuromusculares da mímica facial, a termoterapia com gelo (crioterapia), as massagens, a eletroterapia com uso de laser, de eletroestimulação transcutânea e as orientações. O biofeedback por eletromiografia de superfície também pode ser utilizado.

 

Na paralisia facial de Bell é comum uma piora do quadro nas primeiras 48 horas, mas a maioria dos pacientes se recupera dentro de algumas semanas. No entanto, dependendo do tipo de lesão, a recuperação do nervo facial pode durar de 15 dias até quatro anos.

Acima de 50% das pessoas tem recuperação total ou satisfatória. Porém, em alguns casos podem restar sequelas residuais. O resultado depende de alguns fatores como o tempo que o paciente levou para iniciar tratamento, a presença de doenças associadas como hipertensão e diabetes e a causa da paralisia.

 

A melhora é menos satisfatória em paralisias completas que em incompletas, em pacientes com dor retro-auricular e em pacientes idosos. Aproximadamente 23% das pessoas com paralisia facial idiopática permanecem com alguns sintomas e sinais, que podem ser classificados como moderados ou graves, como melhora motora parcial, síndrome de lágrimas de crocodilo, contractura ou sincinesia.

 

Independente do tipo de paralisia, a fisioterapia terá como objetivo reestabelecer a função, com o retorno da mímica facial e diminuição da alteração de sensibilidade, evitando o aparecimento dessas sequelas e devolvendo o bem-estar físico e emocional do paciente. 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido à má postura e a mochilas pesadas.

 

Como escolher a mochila adequada?

Disponíveis em diversos tamanhos e modelos, as mochilas devem ser anatomicamente adequadas aos estudantes. Além das cores e estampados dos seus heróis favoritos, eis alguns aspetos que deve ter em conta no momento da compra:

 

- Escolha uma mochila leve -> a mochila vazia não deve pesar mais de meio quilo;

- Escolha mochilas com duas alças, para uma melhor distribuição de peso e simetria durante o transporte;

- Escolha mochilas com alças acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de 4 centímetros ao nível dos ombros;

- Prefira mochilas de estrutura rígida e acolchoadas nas costas;

- Opte por mochilas com cinto regulável na zona da barriga, para ajudar a repartir o peso entre os ombros e a região lombar; 

TENDINITE

O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Qualquer inflamação, inchaço ou lesão sofrida por ele desenvolve a tendinite. A doença também pode surgir como consequência do envelhecimento ou por realização de movimentos repetitivos, como por exemplo para desempenhar funções no trabalho.

 

Sinais e sintomas

- Dor com um início agudo (súbito) e localizada no tendão;

- Diminuição da amplitude de movimento da articulação;

- Inchaço local;

- Ausência de força muscular;

- Dificuldade ao realizar movimentos que envolvam o membro afetado;

- A dor poderá estar presente à noite, afectando o sono.

 

Tratamento para a Tendinite

A Fisioterapia é importante para tratar as dores, o inchaço e a inflamação causados pela Tendinite, restaurando a habilidade natural dessas estruturas e prevenindo o surgimento de lesões futuras, assim como as mudanças no estilo de vida são indispensáveis.

 

Marque já a sua consulta! Estamos preparados para o(a) ajudar! 

Porque é importante ter uma atividade física regular?

 

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, manter-se fisicamente ativo é uma componente importante de um estilo de vida saudável especialmente para pessoas com diabetes tipo 2. Aumentar a sua atividade para um nível de intensidade moderada e fazê-lo com regularidade pode:

- Baixar a glicemia (açúcar no sangue), a tensão arterial e o colesterol

 

- Reduzir o risco de doença cardíaca e enfarte

- Aliviar o stress

- Tornar mais fortes o seu coração, músculos e ossos

- Ajudar a insulina no seu organismo a funcionar adequadamente

- Melhorar a sua circulação sanguínea

- Manter as suas articulações flexíveis

- Ajudá-lo a perder peso (quando combinada com uma alimentação saudável)

 

Pode começar a sentir algumas destas vantagens mesmo que não tenha sido uma pessoa particularmente ativa anteriormente. Consulte o seu médico antes de iniciar um programa de exercício físico ou antes de introduzir nele grandes alterações.

 

Granola de quinoa

Ingredientes

1 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de quinoa
1/2 chávena de kamut expandido
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de chia
Frutos secos ( noz , avelã , macadâmia, amêndoas castanha do Pará )
1 colher de sopa de mel
1 colher de sobremesa de azeite ou óleo de coco
4 damascos desidratados ( pode usar outra fruta desidratada)
q.b canela

 

Numa taça misture todos os ingredientes , menos os damascos desidratados.

Disponha a mistura num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 15 minutos e vá mexendo de 5 em 5 minutos até estar dourada.

Retire do forno, Deixe arrefecer, coloque os damascos desidratados e transfira cuidadosamente para um frasco de vidro.

 

Se tem problemas com a sua alimentação, marque já uma consulta com a nossa nutricionista. Estamos prontos para ajudar!

Gaguez - Saiba mais sobre esta perturbação da fluência

 

O tratamento da gaguez por um terapeuta da fala pode ter sucesso. Marque já uma consulta de avaliação com um dos nossos terapeutas da fala, estamos preparados para ajudar! 

10 motivos para procurar um psicólogo

 

1) Problemas com sua aparência

2) Stress/Nervosismo

3) Pensamentos ruins

4) Medos, receios e fobias

5) Dificuldades em superar as adversidades

6) Problemas sexuais

7) Ansiedade fora do normal

8) Insegurança

9) Transtornos alimentares

10) Autoconhecimento

 

Se esta a passar por alguma destas situações pode contar connosco, na CME estamos preparados para o(a) ajudar! Marque já a sua consulta!

 

Dorme menos de seis horas? Estudo prova que faz pior do que pensa

 
 

Obesidade - como o sistema é afetado

 

Obesidade - é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde.

 

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2. Este valor é obtido dividindo o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura

 

Benefícios da Acupuntura

 

Os principais Benefícios da Acupuntura são:    

 

- Melhora a circulação sanguínea;    

- Fortalecimento do sistema imunológico;    

- Diminuição da necessidade de usar remédios;    

- Prevenção de doenças;    

- Aumento da expectativa de vida;    

- Diminuição dos problemas hormonais;    

- Diminuição dos distúrbios de sono;    

- Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;    

- Suavização de estrias e celulites;    

- Aumento da vitalidade e energia;    

- Promoção do relaxamento;    

- Diminuição do stress;    

- Rejuvenescimento da pele;    

- Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;    

- Regulação dos batimentos cardíacos; 

5 alimentos que fazem ter sono

Muitas vezes acontece-lhe querer dormir e não conseguir? Experimente acrescentar estes alimentos à sua rotina. Ajudam a relaxar e também a dormir muito melhor.

 

Banana – Melhora o humor, acalma e ajuda a diminuir a actividade cerebral. E, claro, desta forma favorece o sono. É o ideal para ser a sua sobremesa a seguir ao jantar.

 

Camomila – Não há ninguém que não tenha ouvido falar dos seus efeitos sedativos. Este chá ajuda a relaxar, aliviar o stress, a ansiedade e depressão.

 

Mel – O mel tem glucose, que ajuda na segregação de outros substâncias que ajudam o cérebro e o corpo a relaxar. Em vez de usar açúcar pode começar a usar mel.

 

Couve – Deve apostar nas propriedades sedativas e soníferas deste vegetal. Aproveite todas as suas vitaminas e minerais e relaxe.

 

Cereais - São grandes estimulantes do sono e saciedade.

Treina? 5 regras base

1- Faça 5 a 7 refeições diárias

 

2- Inclua uma fonte de proteína de alto valor biológico em todas as refeições, pode ser: ovo, peito de peru/frango, salmão fumado, outras carnes e outros peixes, batidos de proteína.

 

3- Junte verduras sempre que possível para promover uma maior saciedade. Ao jantar aposte nas crucíferas – brócolos, couves de bruxelas, couve-flor, etc., entre refeições tenha sempre a opção de ter umas cenouras à mão.

 

4- Elimine todo o tipo de calorias vazias – açúcar, refrigerantes açucarados, molhos, bebidas alcoólicas, etc. É preferível juntar mais hidratos de carbono a ingerires estas bombas.

 

5- Tente que todas as refeições tenham uma base idêntica a nível de quantidades, não faça micro-refeições a meio da tarde e a meio da manhã a menos que não tenha tempo para comer o suficiente. Isso vai ajudá-lo a controlar melhor o apetite.

Faça connosco o seu exame médico-desportivo, que constitui um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos atletas para a prática desportiva, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas.

Sabia que em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso ou obesidade infantil?
E que a obesidade infantil está associada ao desenvolvimento de outras doenças graves, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e vários tipos de cancro.

Conhece alguma uma criança com este problema? Precisa de ajuda para ultrapassar essa situação?

 

Na Clínica Médica do Estreito poderá marcar uma consulta de nutrição com a nossa nutricionista para obter mais informações sobre as necessidades nutricionais específicas da criança e estabelecer um plano alimentar adequado.

Não deixe passar mais tempo. Vamos travar esta patologia.

Recomendações para a saúde das crianças nas férias de verão

 

Com a chegada do Verão e das férias muda a rotina das crianças, quer seja na alimentação quer no tempo em que passam expostas a actividades ao ar livre.

Para que as férias sejam só diversão, são essenciais alguns cuidados com a saúde e a segurança dos pequenitos.

 

Exposição solar:

A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioletas do que os adultos. Por isso, todos os cuidados são poucos e as crianças só devem frequentar a praia a partir dos 6-12 meses.

Até aos 36 meses, se possível, mantenha as crianças à sombra. A habituação ao sol deve ser progressiva e as crianças devem evitar o sol entre as 10h e 16h e usar sempre uma dose generosa de protector (SPF 50+), que deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar.

Repita a cada duas horas e reforce a cada ida ao banho. Tenha sempre um guarda sol disponível, chapéus e bonés para todos, e t-shirts para proteger do sol excessivo. E não esqueça: em dias encobertos o sol também queima.

 

Hidratação:

Não espere que os seus filhos peçam líquidos. Ofereça regularmente água, sumos de fruta, chás de ervas gelados.

 

Alimentação:

Com o calor, as comidas estragam-se rapidamente, por isso não compre alimentos prontos a comer para o seu filho fora de casa ou na praia. Não se sabe como nem quando foram preparados e conservados.

As crianças devem evitar fritos, gorduras e consumir mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pêra, maçã.

 

Kinesio Taping

Um novo sistema de fitas adesivas, também conhecidas como tapes, atua sobre os diferentes recetores ao nível do sistema somatossensorial, auxiliando o tratamento e a prevenção de lesões.

Em entrevista à Saber Viver, Sérgio Frade, o único instrutor português oficialmente certificado pela Kinesio Taping Association International (KTAI), a associação internacional do Kinesio Taping, explica para que servem e como funcionam.


1- Por que é que o método de tratamento desenvolvido pelo japonês Kenzo Kase é inovador? Que vantagens traz para a saúde face às usuais ligaduras funcionais?
2- De que forma é que as fitas adesivas auxiliam o tratamento e a prevenção de lesões?
3- As fitas adesivas devem ser colocadas sobre a lesão? Um atleta que não esteja lesionado e queira prevenir lesões onde é que deve colocar a tape adesiva? Que cuidados deve ter e quais as recomendações a ter em linha de conta?
4- Em que medida é que este sistema pode ser adaptado a qualquer prática desportiva? Não faz diferença o atleta ser nadador ou fundista, por exemplo?
5- Que funções do organismo é que esta técnica de reabilitação ativa de modo a facilitar o processo de autocura do corpo?
6- Que efeito é que esta técnica produz nos músculos?
7- Apenas os profissionais de saúde que disponham de conhecimentos suficientes é podem aplicar este método? O cidadão comum não pode optar por este método de tratamento se contrair uma lesão ou tal não é, de todo, recomendado?
8- As fitas adesivas podem ser compradas nas farmácias? Se não, onde é que se podem encontrar? E quais os fatores a ter em conta no momento da aquisição?

A importância da água no combate à obesidade

A obesidade é um dos grandes flagelos do nosso tempo. Morre-se muito mais por comer em demasia do que pela privação de certos nutrientes. Estudos levados a cabo demonstraram que em escolas onde se tinham fornecido gratuitamente garrafinhas de água às crianças, a propensão para a obesidade no seio dos alunos era 33 por cento inferior às restantes. Não se sabe exatamente porquê, mas supõe-se que, por um lado, aumentando o consumo de água diminui a ingestão de bebidas açucaradas, e, por outro, favorecer a hidratação é sinónimo de auxiliar o metabolismo e queimar mais calorias. Numa terceira perspetiva, a água contribui para reduzir a retenção de líquidos, o que tem influência direta no abatimento do peso.

 

Existe a crença generalizada de que a água faz emagrecer, mas não há provas científicas de que bebê-la tenha, só por si, um papel ativo nesse processo. A própria definição de emagrecimento é, muitas vezes, confundida com perda de peso, o que equivaleria a uma diminuição da massa corporal total (atestada pela balança), e isto nem sempre corresponde à realidade. O que acontece, amiudadamente, é a redução de centímetros à volta da cintura (tão perigosos para o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares), sem que se diminua de peso, mas isso designa, similarmente, uma forma de emagrecimento.

Certo é que preferir a água a outras bebidas limita o consumo de calorias, o que, a par do incremento do gasto energético (mediante a prática de atividade física), coadjuva a perda de peso. Ao contrário do que também se pensa, ingerir água antes das refeições não interfere com o apetite, mas alimentos com elevado teor hídrico e fibroso (por exemplo, os hortofrutícolas), à semelhança das iguarias preparadas com grandes porções de água (sopas, caldeiradas, guisados, ensopados, …), favorecem a saciedade.
Dado que não contém calorias, a água possui densidade energética zero, e, portanto, não provoca picos de glicemia, como acontece com bebidas ricas em hidratos de carbono. Do mesmo modo, também não possui gorduras nem proteínas. Consoante a sua atividade biológica, algumas águas, cuja distinção se faz através, principalmente, pela respetiva composição físico-química, podem ser consideradas diuréticas. Sendo assim, estas águas ajudam a excretar os líquidos do organismo, fazendo desaparecer inchaços, volume em excesso e quilos a mais. Esta perda não diz respeito a gorduras, mas sim a água em demasia.

Resumindo, a água não engorda às refeições nem fora delas, tal como não emagrece. Todavia, o hábito de beber água é suscetível de combater a obesidade e uma ferramenta preciosa num plano de emagrecimento.

O que é Escoliose?

A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada "giba".

 

Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente estes três:

- Escoliose congênita (de nascença)
- Escoliose idiopática

Cada um dos tipos se comporta de uma maneira diferente em termos de evolução.

 

Qual é a sua postura? Se o seu caso não é semelhante ao primeiro exemplo que apresentamos na imagem aconselhamos a procurar tratamento.

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

O nosso organismo funciona de maneira diferente no inverno e no verão. Na estação fria o corpo faz um esforço maior para manter uma temperatura constante. Logo, ingerimos alimentos mais calóricos, fornecedores de energia. Com a subida das temperaturas, ocorre uma alteração fisiológica no metabolismo do organismo. O corpo não precisa de consumir tanta energia para manter a temperatura interna. Assim, demoramos mais tempo a digerir os alimentos e precisamos, em consequência, de menos calorias. Este fator vai ser importante no regime de alimentação e escolha dos alimentos no verão.

A regra número um é fazer ao longo do dia pequenas refeições, saciando sem encher, incluindo alimentos leves, nutritivos e hidratantes. Os líquidos, essenciais em qualquer estação, assumem particular importância no período estival, com particular atenção sobre dois grupos da população: as crianças e idosos. A água, os sumos naturais de fruta, ricos em vitaminas e sais minerais, o chá frio, devem ser consumidos com frequência.  Por outro lado, devemos ingerir alimentos nutritivos e com baixo teor de calorias, evitando desconforto intestinal. As feijoadas, os bolos de pastelaria, os fritos ficam de parte. De preferência devemos consumir as carnes magras (como as aves, mas sem a pele) e o peixe. Em alternativa podemos levar à mesa as leguminosas como o grão, o feijão-frade e incluí-los, por exemplo, numa salada.

 

TENDINITE: TRATAMENTO COM FISIOTERAPIA

 

O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Qualquer inflamação, inchaço ou lesão sofrida por ele desenvolve a tendinite. A doença também pode surgir como consequência do envelhecimento, nesse caso, o tendão perde gradativamente a elasticidade, à medida que a idade avança. Pessoas que realizam movimentos repetitivos para desempenhar suas funções no trabalho, por exemplo, também estão submetidas a riscos, em virtude do desgaste que acaba sendo gerado nos tendões.

 

Tratamento para a Tendinite

 

Para tratar a Tendinite, mudanças no estilo de vida são indispensáveis, pois se o músculo estiver fraco e o paciente continuar a realizar esforços e atividades repetitivas com ele, o quadro poderá ser agravado.

A Fisioterapia também é importante para tratar as dores, o inchaço e a inflamação causados pela Tendinite. As sessões de fisioterapia podem ajudar no alongamento e fortalecimento do músculo e do tendão, restaurando a habilidade natural dessas estruturas e prevenindo o surgimento de lesões futuras.

Para prevenir o surgimento da Tendinite é importante, sempre que possível, evitar movimentos repetitivos. Quando o trabalho ou as tarefas do dia-a-dia exigem a realização desses movimentos, não sendo possível evitá-los, aqueça-se e alongue o corpo em um ritmo lento antes de iniciar as atividades.

Após o tratamento com a Fisioterapia é importante que o paciente adote alguns cuidados para garantir resultados mais eficazes e duradouros. Exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força devem fazer parte do dia-a-dia desse indivíduo, também é importante evitar o sobrecarregamento de apenas um lado do corpo. Vale ressaltar que medidas paliativas como o uso de gelo ajudam a aliviar as dores, mas não são formas de tratamento seguras, em virtude do caráter momentâneo.

 

Atitudes simples no dia-a-dia fazem com que sua coluna se mantenha saudável.

Uma simples mudança na altura do monitor do computador ou da altura da cadeira já fazem uma grande diferença...

Uma almofada pode ser de um eficiente apoio para a coluna lombar enquanto lemos um livro ou assistimos televisão, e até mesmo ao conduzir ou trabalhar...

 

15 minutinhos puxando a perna flexionada contra o peito ao deitar e ao acordar também dão uma enorme ajuda...

E é claro, para quem tem um pouquinho mais de tempo, RPG ou a Fisioterapia Preventiva auxiliam muito na manutenção de um corpo saudável!!!

 

Qual é a sua postura? Se o seu caso não é semelhante ao primeiro exemplo que apresentamos na imagem aconselhamos a procurar tratamento.

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

Cinesioterapia Respiratória Pediátrica

Também conhecida como ginástica ou massagem respiratória, a cinesioterapia respiratória pediátrica está indicada para o tratamento de problemas respiratórios de recém-nascidos, bebés e crianças. Consiste num conjunto de técnicas terapêuticas manuais que visam a recuperação da função respiratória, através da drenagem de secreções. As manobras de tratamento têm como objectivo mobilizar e expulsar essas secreções, sendo os resultados praticamente imediatos, com a melhoria significativa da sintomatologia.

 

Indicado para:
Infecções respiratórias, bronquiolites, pneumonias, entre outros...

Marque já uma consulta para o seu bebé!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

O que é Fisioterapia de RPG:

Fisioterapia de RPG consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

As técnicas foram desenvolvidas na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. Após vários anos de estudos e pesquisas foi elaborado um método fisioterapêutico de correção postural, trabalhando o paciente de forma global.

 

A RPG tem o objetivo de prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.

Através da RPG, o paciente beneficia ainda do fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros.

Os exercícios de respiração que fazem parte das sessões de RPG são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e melhora da qualidade de vida do paciente.

As posturas de RPG são orientadas por um fisioterapeuta, através de um tratamento individual e não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

Quando começar a alimentação do bebé

A alimentação do bebé com alimentos sólidos pode começar por volta dos 4-6 meses de idade, quando o bebé já consegue se sentar e tem o reflexo de engolir os alimentos. Porém, os bebés não necessitam de alimentos sólidos antes dos 6 meses de idade, pois o leite é suficiente para garantir um bom crescimento.

Além disso, introduzir cedo ou tarde de mais os alimentos sólidos aumenta as chances do bebé desenvolver alergias ou intolerâncias, por exemplo. Inclusive, dar ao bebé alimentos sólidos muito tarde pode comprometer o crescimento do bebé, pois o leite deixa de ser suficiente para dar todos os nutrientes que o bebé necessita para crescer forte e saudável.

 

Para iniciar a alimentação do bebé aos 6 meses pode fazer-se puré de abóbora, por exemplo. Outros alimentos que podem ser dados aos bebé aos 6 meses são:

- Batata-doce, couve-flor, cenoura;
- Arroz, milho;
- Banana, pêra, maçã.

Quando se inicia estes alimentos é importante oferecer água para o bebé pois o leite já não é suficiente para garantir a hidratação e o bebé pode ter sede.

AVC e Terapia da Fala

 

Marque já a sua consulta com a nossa Terapeuta da Fala, Ana Viveiros!Estamos preparados para o(a) ajudar!291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com 

FISIOTERAPIA AJUDA PACIENTES COM ALZHEIMER A DESENVOLVER ATIVIDADES DIÁRIAS

 

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete, em grande parte dos casos, pessoas acima dos 60 anos. Entretanto, pode apresentar seus primeiros sintomas em pessoas na faixa etária dos 35 anos. Esse problema, causa o declínio das funções intelectuais, diminui a capacidade de trabalho e de relação social e ainda gera comprometimentos no comportamento e personalidade.


Tratamento fisioterapia no paciente
A medicina tem encontrado maneiras de garantir uma qualidade de vida melhor aos pacientes de diferentes estágios do problema. Os tratamentos indicados podem ser divididos em farmacológico, que são realizados por meio de prescrições de substâncias e medicações para o tratamento da demência, e não farmacológico, atividades que estimulam a capacidade cognitiva, física e social.
Entre uma das indicações está a fisioterapia que traz benefícios tanto neurológicos como na melhora da coordenação, aumenta a força muscular, equilíbrio e flexibilidade do paciente. Diante disso, devolve ao indivíduo a capacidade de desenvolver suas atividades de vida diária (AVDs), como cuidados pessoais, higiene, alimentar-se, vestir-se, entre outros, de maneira mais precisa e com o menor tempo possível.
Sendo assim, na fisioterapia o indivíduo fica mais ativo e independente possível. Outras vantagens é que melhora a percepção sensorial e impede a evolução do declínio funcional. Aliás, diversos estudos apontam que a realização de atividades regulares como a fisioterapia faz com que a doença tenha uma evolução mais lenta.

 

Sabia que há truques, utilizados durante o banho, para ajudar o seu bebé a relaxar e dormir melhor?

 

1. É importante garantir um ambiente calmo e tranquilo. Se teve um dia agitado ou muito ocupado, sente-se e relaxe um pouco antes de iniciar o banho do seu bebé.

2. Antes de iniciar o banho, convém rever os acessórios e comprovar se tem à mão todos os elementos que precisa. Mesmo assim esqueceu-se de alguma coisa? A campainha ou o telefone estão a tocar? Descontraia….Retire o bebé da banheira, envolva-o na toalha e leve-o consigo.

3. Os bebés perdem calor corporal com facilidade. Mantenha quente e sem correntes de ar o local onde vai dar banho (idealmente entre os 22ºC e os 25ºC). A temperatura da água deve rondar os 37ºC, use um termómetro se necessário. Banhos com água demasiado quente contribuem para a desidratação da pele.

4. Evite sabões. Opte por produtos adequados, desprovidos de detergentes ou tensioativos agressivos e que sejam emolientes e hidratantes. A utilização de óleos de banho é, frequentemente, aconselhada para o cuidado diário do banho do bebé.

5. Misture 1 a 2 colheres de sopa do óleo de banho num recipiente com cerca de 1 a 2 Litros de água tépida. De seguida, junte esta mistura à água do banho.

6. Dispa o bebé completamente. Se ele estiver sujo na zona da fralda, limpe-o antes de o pôr na banheira.

7. Segure bem o bebé durante o banho já que, ao estar molhado, fica muito escorregadio. Passe o seu braço por debaixo da nuca do bebé e segure-o pelo ombro mais distante. Com a outra mão agarre as pernas. Depois de o colocar na água, solte-lhe os pés, mantendo seguro o seu braço.

8. Não prolongue o banho por mais de 10 minutos, uma vez que o excesso de humidade torna a pele do bebé (fina e frágil) propensa a sofrer irritações.

9. Quando terminar, retire-o da banheira e cubra-o com uma toalha macia e grande o suficiente para envolver o bebé, removendo o excesso de água suavemente, sem esfregar.

10. Após o banho, ainda com a pele do bebé molhada, aplique um creme hidratante, deixando a pele suave e macia.

 

Quando encaminhar uma criança para Terapia Ocupacional?

 

Alguns sinais de alerta

- Criança descoordenada e “desajeitada”, desiquilibra-se e cai com facilidade;
- Postura “descaída” ou desadequada na sala, procura superfícies para se apoiar;
- Dificuldades em realizar atividades de vida diária (comer, vestir/despir, calçar os sapatos, apertar cordões e botões, lavar os dentes...);
- Dificuldade em agarrar e manusear objetos (lápis, talheres, tesoura), não controla a força sobre os objetos;
- Não sabe brincar, dificuldade em acompanhar brincadeiras com os pares, prefere brinquedos ou atividades mais básicas desajustadas à sua idade;
- Dificuldade em iniciar ou levar tarefas até ao fim sem orientação, parece “perdida” sem saber os passos a seguir, muda constantemente de atividade;
- Tem dificuldade em pintar dentro de contornos, desenhar e escrever – letra irregular, fora das linhas, desorganizada, dificuldade em copiar desenhos ou símbolos;
- Dificuldade em imitar movimentos
- Reage mal ou rejeita sensações tácteis (não gosta de ser tocada, não se aproxima muito, não gosta de sujar as mãos ou explorar texturas como tinta, algodão, gel);
- Não gosta ou tem medo de andar de baloiço, ou de atividades de movimento com os colegas (não gosta ou é insegura a brincar no parque);
- Gosta de mexer em tudo, não gosta de atividades que exijam estar quieto ou muito tempo sentado.

 

Fisioterapia é eficaz se feita de forma correta. A avaliação é imprescindível

 

O médico examina, faz perguntas e analisa exames para chegar a um diagnóstico, isto é, chegar a uma conclusão sobre a doença que temos e propor o tratamento mais indicado para aquele problema. O remédio prescrito para dor de cabeça não é o mesmo para dor de estômago, e as característica pessoais de cada um também é levada em conta para o tipo de prescrição.

Na fisioterapia acontece a mesma coisa, ou deveria acontecer. O paciente deve ser examinado, interrogado e testes de fisioterapia devem ser feitos para se chegar a uma conclusão sobre a causa do problema. Um tratamento de fisioterapia sem diagnóstico terapêutico é um tiro no escuro e, infelizmente, acontece com mais frequência do que deveria.


 

O nosso sistema músculo-esquelético é bastante elaborado, e a causa da sua dor no joelho pode não ser a mesma da do seu amigo. Um pode ter dor por uma instabilidade articular e o outro porque se movimenta com alto impacto. O tratamento para essas duas condições são diferentes, então a resolução do problema só será efectiva através de um correto diagnóstico.

Fisioterapia funciona, e muito bem, se feita correctamente.


 

Na Clínica Medica do Estreito pode encontrar profissionais que lhe dêem a devida atenção e que realizem uma avaliação para chegar ao diagnóstico terapêutico, e assim tratar o caso da maneira adequada.

Marque já a sua consulta!

Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

PEQUENAS LESÕES PODEM PROVOCAR GRAVES PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL

 

Torções em diferentes membros do corpo em muitos casos ocasionam dores na estrutura óssea; Actividade física realizada constantemente ajuda a prevenir os incómodos.

A maioria da população não fica preocupada com pequenas quedas e lesões que sofrem no dia a dia. Acidentes considerados sem gravidade podem gerar problemas para a saúde da coluna vertebral.

 

Um exemplo, é a torção de um tornozelo, que pode ser considerada um grave lesão. Uma torção de tornozelo esquerdo, por exemplo, em muitos casos faz com que a pessoa passe a distribuir o seu peso mais no membro contra-lateral (aquele não sofreu a lesão) e, dessa forma, a coluna compensa o desnivelamento se curvando para o lado oposto. Com o decorrer do tempo, se a lesão não for tratada, o desvio postural agravará e poderá ocasionar dores na coluna vertebral.O mesmo acontece quando a pessoa tem algum tipo de deformidade ou alteração em uma das partes inferiores do corpo.

 

Para uma vida saudável e sem traumatismos na coluna, eis algumas dicas aconselhadas por fisioterapeutas. O corpo deve estar sempre fortalecido e flexível. Para isso, é importante a prática regular de atividade física e alongamentos, ter uma boa alimentação, evitar esforço físico e levantamento de pesos, e manter a postura correta no trabalho e no lazer. Estes factores colaboram e muito para um corpo saudável, comenta o fisioterapeuta.

 

Terapia Ocupacional na Pediatria

 

A intervenção do Terapeuta Ocupacional com a população pediátrica, pode abranger diversas alterações nos componentes sensório-motores, cognitivos, psicológicos e psicossociais, que na criança e/ou adolescente se traduzem em dificuldades nas diferentes áreas de ocupação (Atividades da Vida Diária Básicas e Instrumentais, Brincar, Educação).

De um modo geral, o Terapeuta Ocupacional:

- Avalia o desempenho da criança e identifica com a família as prioridades a nível de intervenção;

- Trabalha para desenvolver e ou readquirir competências sensório motoras,perceptivas, cognitivas e de interação/relação, promovendo um desempenho adaptado ao contexto;

- Promove a autonomia em atividades de auto cuidado como vestir, alimentação, higiene;

- Colabora na adaptação das atividades nos diferentes contextos em que a criança vive;

- Dá orientações adequadas sobre atividades e competências à família e a outros profissionais relevantes para a criança. 

Meias de compressão para correr

 

As meias de compressão foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. As meias têm a função de barreira elástica para os músculos da barriga da perna (gémeos), comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada.


Benefício das meias de compressão:

- Aumenta a concentração de oxigénio nos músculos;
- Melhora o retorno venoso;
- Acelera o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;
- Reduz a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção e, por conseguinte uma menor fadiga muscular;

- Mantém a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);
- Reduz o risco de lesões.
 

ARTRITE REUMATOIDE: EXERCÍCIOS PREVINEM E ABRANDA DEFORMAÇÕES

 

Com os cuidados adequados, eles protegem as articulações e diminuem as dores.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória auto imune, ou seja, anticorpos do próprio corpo reagem contra o organismo, no caso, contra a membrana sinovial – estrutura que compõe as articulações. Se não for tratada adequadamente, ela pode causar deformidades, principalmente nas pequenas articulações das mãos, punhos e pés e, com isso, limitar a capacidade funcional, tornando os portadores cada vez mais dependentes de ajuda.
Além do tratamento medicamentoso, os exercícios físicos são importantes aliados. Músculos mais fortes protegem as articulações

 

Quanto mais cedo for iniciada a fisioterapia, menor será o prejuízo para os movimentos. Além da prevenção, os exercícios de alongamento também aumentam a amplitude do movimento das articulações já prejudicadas, mas que não apresentam destruição irreversível. Infelizmente, se a rigidez já estiver em estágio mais grave, a técnica não vai trazer mais benefícios.

Previne doenças cardiovasculares
A artrite reumatóide ataca o organismo como um todo, e, além das articulações, quem também sente seus efeitos é o sistema cardiovascular. O risco de eventos como enfarto e acidente vascular encefálico é maior no portador da doença. Praticar exercícios físicos, em conjunto com uma dieta equilibrada, ajuda no controle do peso e, em consequência, reduz as chances de aparecimento de uma doença cardiovascular.

Cuidados indispensáveis
Mesmo os pacientes em fase inflamatória da doença, com dor e inchaço articular, podem se exercitar. Mas há cuidados indispensáveis:
- O controle da força muscular deve ser acompanhado de perto por um profissional especializado, evitando que os pacientes tenham dor e prejuízo da função articular;
- A participação de uma equipe multidisciplinar – composta por médico, fisioterapeutas, nutricionistas e educador físico – é essencial para o controle da artrite, bem como para garantir a sua boa condição física para a prática de exercícios.
- É indispensável que o paciente esteja fazendo o correto uso da medicação. A actividade física não substitui o remédio.

 

 

Quer ter dentes mais saudáveis? Sabia que uma alimentação rica numa gordura específica pode prevenir e ajudar no tratamento eficaz da periodontite, levando assim a dentes mais saudáveis?
Melhor a sua alimentação com a ajuda da Nutricionista Marcia Freitas, marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

QUEM TEM DORES NAS COSTAS PODE PRATICAR ACTIVIDADES FÍSICAS?

 

Atividades físicas, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e também corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, reduzindo assim o risco de lesões.

Pessoas com problemas de coluna necessitam de um trabalho de musculação específico para fortalecer a musculatura relaxada ou flácida e também de muito alongamento para relaxar os músculos tensos, além de proporcionar maior flexibilidade, evitando lesões em quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramento e distensão muscular.

Para prevenir lesões na coluna, atente para alguns cuidados:
– Esteja consciente da sua postura o tempo todo;
– Ao ficar de pé, distribua o peso em ambas as pernas;
– Durma, preferencialmente, de lado usando uma almofada que mantenha o pescoço alinhado com a coluna e outra almofada entre os joelhos;
– No trabalho, sente numa cadeira de altura regulável que permita que apoie os dois pés no chão e encoste sempre as costas no encosto da cadeira;
– Ao levantar qualquer peso, fique de cócoras, flexionando os joelhos, pegue o objeto e levante com a coluna reta, mantendo o objeto próximo ao corpo;
– Cuidado ao carregar a sua bolsa! Distribua sempre o peso, preferindo as mochilas;
– Não leia na cama, pois você acabará assumindo uma postura inadequada.
Estas são, apenas, algumas dicas para não prejudicar a sua coluna no dia a dia. Preserve, ao máximo, a sua saúde, pois sempre há resposta para tudo que fazemos. Atitudes e vícios ruins podem trazer, mais cedo ou mais tarde, muitos problemas até mesmo irreversíveis. Cuide, constantemente, da sua alimentação, pratique atividades físicas regularmente e mantenha uma boa postura. O seu corpo só agradece.

Dificuldade em dormir

 

A dificuldade para dormir pode se tornar um problema serio caso aconteça segundo estas situações 

Terapia da fala

 

O terapeuta da fala actua a qualquer nível no sentido da prevenção da ocorrência ou agravamento de perturbações da comunicação através do: ensino, informação, rastreio para despiste precoce de perturbações na criança e/ou adulto e, qualquer outra acção apropriada para os pacientes e seu meio.

Marque uma consulta de Terapia da fala e solucione este problema...

Clínica Médica do Estreito a sua Clínica!
Os cuidados que precisa nas mãos de quem entende!!

 

Fisioterapia no Desporto

 

A Fisioterapia no Desporto trata da reabilitação de atletas, tentando restaurar lesões músculo-esqueléticas, actuar na reabilitação pós-cirúrgica, como a reconstrução de ligamento cruzado anterior (LCA), e colocá-lo de volta à prática desportiva o mais rápido possível sem riscos de recidiva da lesão.

Em qualquer lesão ocorrem efeitos fisiológicos específicos em resposta ao traumatismo. Cabe ao fisioterapeuta reduzir a gravidade desses efeitos e optimizar o tempo de cicatrização.

 

Os objectivos do programa de fisioterapia incluem:

- reduzir a dor;
- reduzir da resposta inflamatória;
- promover a amplitude activa de movimento;
- aumentar a força, potência e endurecimento muscular;
- integrar o atleta na actividade desportiva o mais rápido possível.

 

Reeducação Alimentar

 

Marque uma consulta de Nutrição... Cuide da sua saúde!!

291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com 

Maçã


 

Visto que a fruta ocupa um espaço importante na nossa alimentação, fique a saber um pouco mais sobre a Maçã.

 

A maçã tem poucas calorias e muitas fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colestrol.

Ginástica Laboral

 

Praticar exercício físico não só mantém as pessoas em boa forma física, mas também as tornam mais felizes no trabalho, de acordo com pesquisadores israelenses.

 

Os resultados sugerem que pessoas que não praticam exercício suficiente são mais prováveis de experimentar esgotamento mental e depressão.

 

Dois estudos realizados na Tel Aviv University e na Haifa University descobriram que funcionários que praticaram atividade física por mais tempo eram mais saudáveis emocionalmente.

 

Em particular, as pessoas que se exercitaram durante quatro horas por semana tinham cerca de metade do risco de sofrer danos no estado mental em comparação com aqueles que não fizeram nenhuma atividade física.

 

Em um artigo publicado no Journal of Applied Psychology, as pesquisadoras Sharon Toker e Michal Biron sugerem que as empresas poderiam se beneficiar do incentivo à prática de exercícios físicos por seus funcionários.

 

Terapia Ocupacional

 

O Terapeuta Ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar. Com este objetivo atua para otimizar a atividade e participação, através do uso terapêutico das atividades significativas para o individuo (ocupações). Intervém com pessoas que por qualquer motivo vêm comprometido o seu desempenho e participação, sejam bebés, crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Na sua abordagem avalia e intervém a três níveis:

 

- na pessoa, promovendo o desenvolvimento, reabilitação e manutenção de competências de desempenho como as competências sensorio-percetivas, motoras e de praxis, cognitivas e de interação/relação);

- na ocupação, analisando as exigências das atividades/tarefas e adaptando os requisitos das mesmas – utiliza técnicas e procedimentos específicos, adapta material e avalia produtos de apoio;

- no ambiente, avaliando a sua relação com o desempenho e participação da pessoa, modificando os ambientes físico, social e pessoal de forma a remover barreiras e favorecer a participação ocupacional.

 

AS FASES DA DEGENERAÇÃO VERTEBRAL

 

A coluna vertebral é o pilar mestre do tronco. Além de suportar o peso do corpo ela é bastante flexível. Essas duas propriedades mecânicas antagónicas fazem com que ela seja bastante vulnerável às lesões.
Preserve a sua coluna!
Marque já a sua consulta, estamos preparados para o(a) ajudar!
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

Pêssego

 

Visto que a fruta ocupa um espaço importante na nossa alimentação, fique a saber um pouco mais, sobre este fruto de época, o pêssego! 

 

Sabia que as frutas fornecem nutrientes vitais para a saúde e manutenção do seu corpo?Aprenda a ter uma alimentação saudável, marque uma consulta de Nutrição... Cuide da sua saúde!! 

 

Qual é a sua postura? Se o seu caso não é semelhante ao último exemplo que apresentamos na imagem aconselhamos a procurar tratamento.

Marque já a sua consulta!
Estamos preparados para o(a) ajudar!

 

Síndrome da perna curta

 

A perna curta pode ser anatômica, quando o individuo já nasce com uma perna menor que a outra, ou ser originada a partir de uma série de eventos compensatórios por disfunções músculo esqueléticas. 

 

Quer emagrecer? Nós podemos dar uma boa ajuda!
Marque uma consulta de Nutrição... Cuide da sua saúde!!
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com
 

O que são os “bicos de papagaio”?

 

Os “bicos de papagaio” têm o nome técnico de osteófitos. Foram designados “bicos de papagaio” pela forma de gancho que apresentam. Estes são consequência do desgaste que vai ocorrendo nas articulações, em particular da coluna vertebral, contudo podem também surgir em zonas como o ombro, joelho ou calcanhar. Os “bicos de papagaio” surgem, normalmente, associados às artroses, nas quais ocorre degeneração da cartilagem articular. Esta pode dever-se ao processo normal de envelhecimento ou ao uso excessivo dessas articulações, o que favorece também o seu desgaste articular.As zonas em que ocorre mais desgaste são onde as articulações estão mais sujeitas a hipermobilidade e/ou sobrecarga, ou seja onde existe excesso de movimento e utilização. Numa primeira fase o que acontece é que a cartilagem sofre erosão, mas posteriormente como defesa, o nosso organismo pode começar a desenvolver os “bicos de papagaio”. Paradoxalmente, os “bicos de papagaio” até são uma forma de proteção do nosso corpo, visando reduzir o movimento nesse local. Contudo, a presença dos osteófitos pode causar dor local por irritação/inflamação das estruturas circundantes, dor irradiada por compressão de estruturas nervosas, rigidez e limitação dos movimentos. 

Batido de Banana


 

No Verão, nada melhor que uma receita saudável e saborosa.Para sobremesa, naqueles dias de desejo, que tal um batido ou um gelado de banana com canela?

1- Congelar a banana com pele

2- Retirar e triturar ainda meia congelada

3- Adicionar leite magro ou iogurte de aroma de banana a gosto e canela também a gosto. 

 

A coluna vertebral é o pilar mestre do tronco. Além de suportar o peso do corpo ela é bastante flexível. Essas duas propriedades mecânicas antagónicas fazem com que ela seja bastante vulnerável às lesões.
Preserve a sua coluna!
Marque já a sua consulta, estamos preparados para o(a) ajudar!
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

 

Costas tortas? Muitas dores? Somos especialistas no tratamento da postura! Marque já a sua consulta de avaliação de postura:
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com

 

A CME - Clínica Médica do Estreito está vocacionada para a intervenção em situações específicas de lesões em desportistas, tais como:

- Rutura de ligamentos cruzados do joelho;
- Entorse do tornozelo e joelho;
- Rutura muscular;
- Entre outras.

 

Vitamina D

 

Onde conseguir?

Que benefícios a viatamina D traz?

Como detetar a falta?

Os tipos de pisada

 

 

Marque uma consulta de Fisioterapia e solucione este problema...

Clínica Médica do Estreito a sua Clínica!
Os cuidados que precisa nas mãos de quem entende!!

 
 
Quer emagrecer? Nós podemos dar uma boa ajuda!
291 602 539 | 967 024 680 | direcao.cme@gmail.com 

Beneficios da Água

 

- Regula a temperatura do cérebro;

- Hidrata os tecidos;

- Ajuda na lubrificação das articulações;

- Age como protetora de orgãos e tecidos;

- Auxilia o funcionamento dos rins e fígado;

- Ajuda na prevenção de constipações;

- Transporta oxigênio e nutrientes para as células;

- Ajuda a dissolver os nutrientes;

Ameixa

 

Benefícios Nutricionais

Rica em potássio e vitamina A e E, o seu teor em açúcar difere entre variedades. As fibras conferem-lhe efeitos laxantes. Quando seca, o valor energético aumenta muito.

 

Escolher bem

Prefira frutos maduros, mas firmes, perfumados e de pele brilhante.

 

Importância da Alimentação no Desporto

 

A prática de atividade física é essencial para um estilo de vida saudável. No entanto, em qualquer prática desportiva ocorre um desgaste do organismo. Desta forma, a alimentação assume um papel extremamente importante no desporto.

 

É essencial manter um bom estado de hidratação antes, durante e após o exercício físico, pois até mesmo uma ligeira desidratação pode trazer efeitos negativos no organismo e na sua capacidade de lidar com a atividade física, levando ao aparecimento precoce de fadiga.

 

 

20 dicas para aliviar o stress instantaneamente

 

Prejudicial para a saúde a todos os níveis, é importante defender-se do stress antes que ele se apodere da sua vida. Estas 20 dicas vão ajudá-la a respirar fundo e a encontrar a tranquilidade que precisa, no momento em que precisa. 

Fisioterapia em Ortopedia

 

A Intervenção visa optimizar o funcionamento do sistema músculo-esquelético da criança ao longo do seu desenvolvimento. Desta forma, contribui para prevenir possíveis disfunções musculares e ósteo-articulares e, quando presentes, minimizar o impacto das mesmas. Condições como o torcicolo congénito ou deformidades ao nível do pé (ex: pé boto ou equino), joelhos (ex: joelhos varos ou valgos) e coluna (ex:escoliose) são frequentemente alvo deste tipo de intervenção. 

Aprenda a calcular quantidade de água que deve tomar por dia:

 

São necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo:

70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml

 

Terapia da Fala

 

As dificuldades de comunicação verbal nas crianças são frequentes, nomeadamente nas idades pré-escolar e escolar, e podem ser manifestadas das mais diversas formas, tendo ainda várias razões de ser. A terapia da fala é a especialidade mais indicada para estas situações e, embora seja válida para pessoas de todas as idades, o ideal é sempre uma deteção precoce, de forma a iniciar um tratamento rápido e eficaz. 

Aquecimento

 

Aquecimento é uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercício físico. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o desporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
- O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
- O aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporte que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral. 

Dicas de postura correta para o dia a dia

 

Uma postura correta deve ser funcional e esteticamente aceitável, representando equilíbrio entre os músculos e o esqueleto de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou deformidades, além de não causar fadiga ou provocar dor. A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente. Não é tão difícil manter uma postura adequada, basta observar algumas dicas em relação aos cuidados com o desenvolvimento das atividades do dia a dia no trabalho ou em casa.

Conheça os prós e contras de cada posição para dormir

 

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas para conseguir todos esses benefícios, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. 

Ginástica Laboral

 

O que é?

A Ginástica Laboral é uma forma de atividade física realizada no horário de expediente e que decorre no próprio local de trabalho. É uma atividade que tem uma curta duração, entre 5 a 15 minutos, funcionando como pausa ativa, não causando fadiga física nem transpiração, e não sendo por isso necessário qualquer equipamento específico.

 

Benefícios/resultados?

- Prevenção ativa de lesões músculo
- Esqueléticas ligadas ao trabalho
- Redução dos níveis de dor corporal (zona lombar, cervical, ombros)
- Redução dos gastos com despesas médicas e absentismo
- Melhoria das relações entre colaboradores favorecendo o trabalho em equipa
- Aumento da produtividade de cada colaborador
- Aumento da sensação de boa disposição e bem-estar no trabalho.

 

Está doente? Consulte o médico e não a Wikipedia

 

Sintomas errados e tratamentos sem nexo são alguns dos erros detetados por uma equipa de cientistas que analisaram inúmeras entradas na Wikipedia relacionadas com doenças e saúde.  

Acupunctura «retarda» evolução da doença de Alzheimer

 
 

VOZ DA MÃE REFORÇA DESENVOLVIMENTO DE BEBÉS PREMATUROS

 

Mesmo com a certeza de que ele não vai entender, converse com seu filho prematuro.É o que recomenda um novo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences. Ele indica que bebés prematuros se beneficiam de ouvir o som da voz da mãe. A fala materna ajuda o bebé a superar suas dificuldades de desenvolvimento neurológico 

OBESIDADE

 

Um problema dos tempos modernosActualmente a obesidade é um flagelo que afecta cada vez mais pessoas, fruto de uma alimentação pouco saudável associada ao sedentarismo.Da obesidade decorrem outros factores de risco, como a hipertensão arterial e o colesterol elevado,que podem conduzir a enfarte do miocárdio, diabetes, fadiga, PROBLEMAS ÓSSEOS e ARTICULARES, problemas vasculares, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC), baixa auto estima, depressão, isolamento e exclusão.Tudo depende de si. Coma mais frutas e vegetais, cozinhe com menos gordura.A actividade física é essencial para a manutenção de um estilo de vida saudável, comece por uma caminhar 30 minutos por dia. Brincar com os filhos ou netos, levar o seu animal de estimação ao parque ou passear com amigos, podem ser óptimos pretextos para começar. 

Exercício Físico e Nutrição

 

Quais os efeitos de uma boa alimentação para prevenir ou curar lesões?
Facilita a chegada dos nutrientes às articulações e músculos.
Facilita a regeneração muscular e articular depois do treino.
Diminui a inflamação depois do esforço físico intenso.
Acelera a saída de resíduos tóxicos após o exercício.
Evita o peso excessivo e a obesidade, que são factores de risco para as lesões.
Retarda o envelhecimento celular dos tecidos articulares e musculares.

 

Cólicas nos bebés

 

As cólicas dos recém-nascidos são um dos distúrbios gastrointestinais mais frequentes durante os primeiros 6 meses de vida e um dos principais motivos de ansiedade dos pais. Porém, existem várias soluções que aliviam este mau estar. 

Reduza o sal com ervas aromáticas

 

A direção geral de saúde divulgou um conjunto de documentos que reforçam a importância de utilizar ervas aromáticas na nossa alimentação.A OMS recomenda um consumo de sal abaixo dos 5 gramas diários. No entanto, em Portugal o consumo diário é o dobro, em média.As ervas aromáticas têm grande interesse pelo sabor que conferem aos cozinhados, podendo funcionar como um excelente substituto do sal.O alecrim,o louro, os orégãos, o cebolinho, os coentros, o manjericão, o poejo, a salsa e tomilho são apenas alguns exemplos.Dê largas à sua imaginação e alimente novas e mais saudáveis experiências culinárias. 

As melhores brincadeiras para estimular o desenvolvimento do seu filho por idade

 

Rolar, sentar, andar, correr, pular... Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança desenvolve diversas habilidades motoras, adquiridas cada uma a seu tempo. Para ajudar seu filho nessa jornada, deixe a ansiedade de lado e aprenda a estimulá-lo em cada fase – mas sem exageros!
 

Alimentação Saudável para todos: Siga 10 passos

 

Venha marcar uma consulta de Nutrição, contacte-nos. Estamos à sua disposição para o ajudar a encontrar o bem-estar físico que precisa! 

Prevenção de Lesões e Melhoria da Performance

 

No desporto, a necessidade de uma resposta rápida ao atleta representa, não só um desafio e alvo de muito trabalho para os profissionais, como também uma enorme realização pessoal e profissional. O foco tem de estar no atleta, na equipa e nos resultados. Sabe-se hoje que dedicar mais tempo à prevenção de lesões, à adequada recuperação pós esforço e à melhoria do rendimento do indivíduo é dar passos seguros rumo a uma melhor performance coletiva e individual e, por isso, ao sucesso! 

Somos o que comemos

Por uma consciência alimentar a todas as idades, vale a pena ver esta reportagem onde os números de doença e morte por erros alimentares são mais altos do que os ocasionados por álcool, tabaco e drogas. Na Clínica Médica do Estreito a consulta de nutrição ajuda a detetar intolerâncias alimentares e orienta um plano alimentar adequado a cada organismo.Qualquer dúvida contacte-nos!Telefone: 291 602 539 | Telemóvel: 967 024 680 | Email: direcao.cme@gmail.com 

 

A Clínica Médica do Estreito, estabeleceu um protocolo com a Companhia de Seguros Médis, englobando diversas áreas.

Consultas de Especialidade:

- Medicina Desportiva
- Reumatologia
- Ortopedia/Traumatologia

- Nutrição

- Terapia da Fala
- Psicologia

 

Faça a sua marcação e aproveite os descontos que a Médis proporciona-lhe! Contacte-nos!

Telefone: 291 602 539 | Telemóvel: 967 024 680 | Email: direcao.cme@gmail.com

 

 

Caso pretenda marcar uma consulta, por favor, contacte-nos. Estamos à sua disposição para o ajudar a encontrar o bem-estar físico que precisa!
 

FUMADORES PERDEM ANOS DE VIDA

Que o fumo do tabaco mata, todos sabemos. No entanto, parar de fumar reduz significativamente o número de mortes dentre os fumadores.
Um estudo efectuado numa amostra de 1,3 milhões de cidadãos britânicas, com o objectivo de verificar os efeitos prolongados do tabagismo e da sua cessação em mulheres nascidas por volta dos anos 40, conclui que as fumadoras perdem, pelo menos,10 anos de esperança média de vida. O mesmo estudo revela também que, parar de fumar antes dos 30 ou 40 anos, pode evitar respectivamente 97% ou 90% das mortes adicionais atribuídas ao tabaco.
Se precisa de ajuda para deixar de fumar nós podemos ajudá-lo.
A Acupunctura pode ser a sua solução!

Cereja

 

A cereja é diurética, tem um teor elevado de Potássio, Fibra, Cálcio, Ferro e Vitamina C.

Como escolher:
-A firmeza e cor intensas revelam fruta de melhor qualidade.
Sigas as nossas dicas e faça crescer a sua saúde.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA PEDIÁTRICA

Com técnicas de Terapia Manual não invasiva consegue-se eliminar o muco tanto das vias aéreas superiores como a nível pulmonar, evoluindo o paciente de forma célere e segura.

Benefícios:

-Evita infecções bronco-pulmonares e complicações;

-Diminui o número de admissões hospitalares e internamentos;

-Facilita a saída das secreções, melhorando assim a ventilação, a nutrição e o descanso infantil;

-Diminui a resposta inflamatória dos brônquios, levando a redução dos danos a longo prazo para as vias aéreas;

-Melhora os níveis de oxigénio no sangue;

-Estimular a expansão após a cirurgia torácica;

Na CME contamos com profissionais credenciados e experientes no tratamento deste tipo de problemas. Contacte-nos! 

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória, pode definir-se como a intervenção no âmbito da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, não invasivas, que têm como objetivo a otimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções respiratorias, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes.
Em colaboração com a Fundação D. Jacinta O. Pereira, a Clinica Médica do Estreito disponibiliza desde setembro de 2013 os serviços de Fisioterapia Respiratória.
Fique em boas mãos na Clinica Médica do Estreito.

Please reload

a sua Clínica... Os Cuidados que precisa nas mãos de quem entende!!

bottom of page